27/04/2012

Vacinação contra a gripe começa no próximo dia 5


Data 24/04/2012

                Valinhos participa a partir do próximo dia 5 de maio, sábado, da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, promovida pelo Ministério da Saúde em parceiras com as secretarias estaduais e municipais. No dia 5, sábado, chamado de Dia D de Mobilização Nacional, funcionarão dois postos de vacinação na cidade: um no CAUE (Centro de Atendimento de Urgências e Especialidades) e outro na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Capuava, das 8 às 17 horas. Ainda neste dia, equipes da Secretaria da Saúde vão vacinar internos de casas de repouso e pacientes acamados.
                A campanha prossegue a partir do próximo dia 7, segunda-feira, até o próximo dia 25 em todas as UBS’s no horário de funcionamento das mesmas. Em sua 14ª edição, a ação visa imunizar 80% do público-alvo de 30,1 milhões de pessoas em todo país, entre idosos (a partir 60 anos), gestantes, crianças entre seis meses e dois anos de idade, profissionais de saúde, indígenas e população carcerária.
                A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para a campanha, o Ministério da Saúde distribuiu 31,1 milhões de doses da vacina e repassou R$ 24,7 milhões do Fundo Nacional de Saúde aos fundos estaduais e municipais. Das doses distribuídas neste ano, 96% foram produzidas no Brasil.

Mesma composição


                Como a vacina deste ano tem a mesma composição da distribuída no ano passado, pais e responsáveis devem estar atentos para a vacinação de crianças de seis meses e dois anos de idade. As que tomaram a vacina no ano passado devem tomar apenas uma dose neste ano. Já as que se vacinarão pela primeira vez precisam receber duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.
                A vacina não é recomendável para quem tem alergia à proteína do ovo – usada na sua fabricação – ou para quem teve reações adversas a doses anteriores. Em casos de doenças agudas e febris ou de pacientes com doenças neurológicas, é aconselhável a busca de avaliação médica.  Quem pretende doar sangue deve aguardar 48 horas após a dose para realizar a doação.
                Em 2011, quando foram incluídos gestantes, crianças e indígenas no público-alvo, houve redução de 64,1% nas mortes por agravamento da gripe H1N1 – foram 53 óbitos, contra 148 no ano anterior. Já o número de casos graves notificados teve redução de 44% - de 9.383 para 5.230. A campanha imunizou 25,134 milhões de pessoas – 84,1% do público total de 29,918 milhões.
                No período da campanha também serão oferecidas a vacina contra a difteria e o tétano (dT), para as pessoas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto, e contra o pneumococo 23-valente, para os grupos de risco


Nenhum comentário:

Postar um comentário