27/04/2012

Campanha fará prevenção ao câncer de boca aos idosos


Data 26/04/2012

          Os idosos que procurarem as Unidades Básicas de Saúde para tomar a vacina contra a gripe terão a oportunidade de fazer também uma avaliação da boca com dentistas da rede municipal. A ação, que é repetida anualmente durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, tem objetivo de fazer a detecção precoce de câncer bucal, que é mais comum nesta faixa etária.
A avaliação será realizada a partir do próximo dia 5 de maio, sábado, até o próximo dia 25 em todas as UBS’s, conforme cronograma próprio (confira abaixo). No sábado, dia 5, considerado Dia D da Mobilização contra a Gripe, haverá avaliação bucal dos idosos no CAUE (Centro de Atendimento de Urgências e Especialidades) e na UBS do Capuava.
Segundo a diretora do Departamento de Odontologia da Secretaria da Saúde, Patrícia Furlan Roncáglia, o objetivo da campanha é identificar precocemente a doença, estimular o autoexame e principalmente possibilitar a melhora na qualidade de vida.
Os casos suspeitos de câncer serão agendados para reavaliação e, confirmado o diagnóstico, o paciente será encaminhado para tratamento no Hospital Municipal Mário Gatti, em Campinas, que possui o projeto Paim-Boca (Programa de Atenção Integral e Multiprofissional a Pacientes com Câncer de Boca) e referência para Valinhos em casos positivos.
A diretora do Departamento de Odontologia explica que os fatores de risco para desenvolver a doença são: álcool, fumo, sol excessivo, má higiene oral, próteses dentárias mal-adaptadas, dentes fraturados e herpes tipo I. Ela destaca que mesmo que os idosos não possuam dentes, é importante uma avaliação de toda a mucosa bucal (língua, gengivas, bochechas e palato) para saber se estão em condições de normalidade.
“O paciente deve sempre fazer o autoexame da boca e procurar o dentista em casos de feridas, bolinhas, manchas brancas ou avermelhadas que não desaparecem após 15 dias.
            O diagnóstico precoce é muito importante para a cura da doença”, alerta Patrícia, ressaltando que a busca ativa de câncer de boca também é realizada rotineiramente nos atendimentos odontológicos da rede municipal.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMV

Nenhum comentário:

Postar um comentário