26/04/2012

Farmácia de Alto Custo será mudada para prédio novo

Farmácia de Alto Custo será mudada para prédio novo



           
            Dentro dos próximos meses, o governo Marcos José da Silva (PMDB) irá inaugurar a nova Farmácia do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), conhecida popularmente como Farmácia de Alto Custo. Atualmente localizada junto à UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Santana, a farmácia será transferida para um novo prédio, localizado na Rua Luiz Bissoto, no bairro Ribeiro (ao lado do Condomínio Parque dos Pássaros). Esta é mais uma ação da administração municipal para a melhoria das instalações de Saúde e consequentemente do atendimento aos usuários dos serviços.
            No prédio para onde o CEAF será transferido funcionava o showroom de vendas de apartamentos do Condomínio Villa Ventura. Após reforma e adaptação por parte da construtora, ele será doado à municipalidade, juntamente com a área destinada para fins institucionais.
            Segundo o diretor do Departamento de Gerenciamento Interno da Secretaria da Saúde, Décio Zenone, com a transferência a farmácia passará a funcionar em um prédio específico com melhores acomodações. "A mudança também vai melhorar as condições de trabalho dos servidores, que terão espaços mais amplos para os atendimentos e os estoques de medicamentos", disse.
             O novo prédio possui 193 m2, distribuídos em oito salas, além de uma ampla área externa para estacionamento de veículos.

O programa
            O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) é uma estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Seu principal objetivo é garantir tratamento em todas as fases evolutivas das doenças contempladas, com base em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PDCT) elaborados e publicados pelo Ministério da Saúde.
            A aquisição e financiamento dos medicamentos fornecidos pelo CEAF (Grupos 1 e 2  da Portaria nº 2.981 de 26 de novembro de 2009) são de responsabilidade do Governo Federal e da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, cabendo ao município oferecer os serviços de dispensação e assistência farmacêutica à população.
            Os medicamentos fornecidos pelo referido programa apresentam custos bem elevados, sendo indicados para doenças de maior gravidade e que apresentam tratamentos mais complexos.
            As principais doenças contempladas pelo CEAF são: Acromegalia, Artrite Reumatóide, Asma Grave, Dislipidemias (colesterol e/ou triglicerídeos elevados), Doença de Alzheimer, Doença de Crohn, Doença de Parkinson, Endometriose, Epilepsia, Esclerose Lateral Amiotrófica, Esclerose Múltipla, Esquizofrenia, Hepatites Virais B e C, Hiperprolactinemia, Lúpus, Miastenia Gravis, Osteoporose, Psoríase Grave, Puberdade Precoce, Retocolite Ulcerativa, além de medicamentos imunossupressores para pacientes transplantados. A Farmácia de CEAF Valinhos também dispensa medicamentos para Glaucoma (colírios) e Fórmulas Infantis Especiais (destinadas a pacientes alérgicos à proteína do leite de vaca).
            Atualmente, a Farmácia do CEAF recebe uma média de 2.200 pacientes por mês. O atendimento é realizado por farmacêuticos e profissionais qualificados para orientar sobre o uso correto dos medicamentos.
            Para iniciar uma solicitação de medicamento do CEAF são necessários: Laudo de Solicitação de Medicamento (LME) e receita (em 02 vias) devidamente preenchidos pelo médico, Termos de Consentimento e/ou Esclarecimento, originais e cópias dos exames médicos exigidos pelo respectivo protocolo clínico, e cópias dos documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de endereço de Valinhos e Cartão SUS).
            É importante salientar que a Farmácia do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica, destinada ao fornecimento de medicamentos para o tratamento de doenças infecto-contagiosas (AIDS, Hanseníase, Tuberculose e outras endemias locais), não mudará de endereço e continuará funcionando junto à UBS da Vila Santana, na Avenida Brasil, nº 144, onde funciona o CEDIC (Centro de Doenças Infecto-contagiosas).

Fonte: Assessoria de Imprensa PMV.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário