17/11/2010

XVI Plenária Nacional De Conselhos De Saúde

0 evento conta com a participação de 2000 participantes.



Na primeira plenária realizada no dia 16, como o tema ANALISE DA CONJUTURA POLITICA DO SUS tivemos como expositores os membros desta mesa, sendo o primeiro expositor o senhor José Marcos membro coordenador da plenária que iniciou com uma analise da conjuntura politica elencando os avanços com a promulgação das leis que deram forma ao SUS, sendo elas a lei 8080\90 e a 8142\90.

Nos avanços do SUS, a pontuações que necessitam de continuas melhorias, dando por exemplo necessidade de fortalecer a atenção primaria e o desafio de tratar saúde na sua complexidade, principalmente na promoção da saúde e não no trato da doença.

Fortalecer a participação e o controle social sobre todas as instancias ( federal, estadual e municipal) garantem a sustentabilidade das ações em saúde.

O segundo expositor foi o presidente do CNS, Francisco Batista Junior, de discorreu elencando que o SUS é o maior patrimônio e a melhor politica publica de saúde desse país, no entanto estamos enfrentando a pior situação desde sua criação, o que esta inviabilizando o funcionamento do SUS.

Antonio Alves de Souza- SEGESP falou sobre os desafios da gestão qualificada em meio a atual conjuntura do SUS.

Jurandir Frutoso Junior- CONASS e Alexandre José M. Silva- CONASEMS reforçaram as teses e o foco dado pelos expositores anteriores.

Na segunda plenária realizada no dia 17, com o tema AGENDA PLOITICA DO CNS\2010- MODELO DE GESTÃO DO SUS tivemos como expositores a senhora Maria Helena Machado da CIRH\CNS ( Comissão Intersetorial de Recursos Humanos)

A senhora Maria Helena iniciou sua fala com uma analise do perfil do RH do SUS e o perfil histórico que norteou a criação do PCCSSUS e a ações politicas e os avanços na gestão do RH do SUS.

O segundo expositor foi o presidente do CNS- Francisco Batista Jr, dando enfase aos temas ESTABELECIMENTO DO SERVIÇO CIVIL EM SAÚDE, AUTONOMIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA DO SUS e a PROFISSIONALIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO E DA GESTÃO.

Na terceira plenária realizada no período da tarde dando continuidade ao tema, a explanação ficou por conta da Secretaria de Saúde de Betim- Conceição Apda Pereira Resende que explanou sobre a LRF(lei de responsabilidade fiscal) e a Estruturação da Atenção Primaria.

Fernanda Lou Sans Magno do CNS- falou sobre a Flexibilização da LRF e

Claunara Mendonça da SAS\MS ( secretaria de atenção à saúde do Ministério da Saúde)- falou sobre os desafios da gestão da Atenção Primaria
composição da mesa: da esq. para a direita- Teixeira coord.da plenaria; Dep.Fed.Rosinha;Francisco Batista JR. presidente do CNS;Antonio Alves de Souza secretario da SEGESP\MS; Alexandre José M. Silva CONASEMS e Jurandir Frutoso do CONASS

Nenhum comentário:

Postar um comentário