24/05/2010

Etapa Estadual da IV Conferência de Saúde Mental Intersetorial

A Plenária Estadual de Saúde Mental convida para a Etapa Estadual da IV Conferência Nacional de Saúde Mental-Intersetorial, que será realizada neste sábado, 22 de maio, a partir das 8h, no Cenforpe - Centro de Formação de Professores de São Bernardo do Campo: Av. D. Jaime de Barros Câmara, 201, Planalto, São Bernardo do Campo, SP.

Após nove anos da realização da III Conferência Nacional de Saúde Mental, o Movimento de Saúde mental, com o Conselho Nacional e o Ministério de Saúde, promovem a IV Conferência que será realizada entre os dias 27 de junho e 1º de julho, em Brasília.

Estas conferências baseiam-se na necessidade de atualizar o debate da saúde mental com os diversos setores da sociedade e no atual cenário da Reforma Psiquiátrica, que indica novos desafios para a melhoria do cuidado em saúde mental no território, sendo fundamental o desenvolvimento de ações intersetoriais, com ênfase nos direitos humanos, assistência social, educação, cultura, justiça, trabalho, esporte, entre outros.

O Governo do Estado de São Paulo foi o único a se recusar a fazer a convocação da Conferência Estadual de Saúde Mental-Intersetorial sob alegações diversas e injustificadas, como a falta do Decreto Presidencial e de tempo hábil para organização do evento.

Apesar dessa recusa, o Movimento Social de Saúde Mental paulista decidiu realizar a etapa estadual, na forma de plenária de um dia. Esta será uma grande oportunidade para se faça uma análise da situação de Saúde Mental no Estado, que se discutam as propostas apresentadas pelas conferências municipais e que se elaborem teses para a etapa estadual e para a etapa nacional da IV CNSM, além de eleger delegados para o evento nacional.

Assim, levando em consideração o tom democrático , atuar como convidado garante o direito à voz nos debates. Por isso, gostaríamos de contar com sua participação durante o evento.

Esclarecemos que a Plenária Estadual de Saúde Mental está sendo organizada sem apoio político e financeiro do Governo do Estado de São Paulo, por isso não haverá meios de subsidiar a vinda de convidados. Sugerimos que entre em contato com a delegação que virá de seu município no intuito de buscar apoio quanto às necessidades de deslocamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário