24/05/2010

Valinhos na Etapa Estadual da IV Conferência de Saúde Mental Intersetorial





A cidade de Valinhos representada pelos delegados Ilídio de Albuquerque Cabral (usuário), José Luis Violante (usuário), Rosa (gestor) e Camila (trabalhador), esteve presente ontem (22/05) na Etapa Estadual da IV Conferência de Saúde Mental Intersetorial do Estado de São Paulo realizada na cidade de São Bernardo.



A abertura Oficial do Evento deu-se às 09h00 com a formação da mesa e execução do Hino Nacional, os membros da mesa aproveitaram para dizer algumas palavras:

Fernanda Nicácia (representante do coletivo em prol da Conferência de Saúde Mental):"Estamos aqui em defesa do SUS, da Reforma Psiquiátrica e do Controle Social".

Arthur Chioro (secretário da saúde de São Bernardo-SP): "São Paulo foi o único estado da federação que não convocou a Conferência de Saúde Mental ,esta plenária é de fato uma Conferência, foi construída na luta, na resistência, para mostrar para o gestor estadual que o conjunto de segmentos que defendem o SUS estão na ativa".

Maria da Conceição Silva Amaral (representante das famílias): "Todos os CAPS devem estar juntos".

José G. Araujo (movimento dos usuários):"Devemos dar oportunidade para a inserção dos ex-internos na comunidade, a falta de oportunidade faz com que estes internos sejam mercadorias humanas dentro dos hospitais psiquiátricos".

Artur Pinto Filho (representante do Ministério Público) “O SUS foi o maior avanço que a Constituição de 1988 deu ao povo brasileiro".

Andrea Gabin (representante dos trabalhadores): "a partir da marcha pela luta antimanicomial houve o compromisso do governo federal para a realização da Conferência Nacional de Saúde Mental , sem o apoio do governo estadual, o grupo pró Conferência decidiu realizar a Plenária de Saúde Mental do Estado de São Paulo , o veto da Secretaria da Saúde de São Paulo significou abandonar cerca de 800 delegados".

Fausto Figueira Jr. (deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar Antimanicomial): "Esta plenária é um ato de resistência"

Luiz Carlos Bozan (DENASUS - MS): "Delegação de São Paulo não poderá ser impedida de participar da Conferência Nacional".

Vicentinho (Deputado Federal): "Sonho que se sonha junto vira realidade"

Pedro Gabriel Godinho (representante do Ministério da Saúde): “Esta etapa é plenamente reconhecida, pois o Governo Estadual não cumpriu com a sua obrigação de chamá-la”.

Luiz Marinho (prefeito de São Bernardo): “Sinto-me envergonhado por ser paulista e o governo não ter chamado a Conferência, primeiro não havia decreto federal, a partir do decreto federal o governo do estado alegou que não havia tempo para organizar a conferência, nós estamos aqui para derrubar isso”.


Após a abertura oficial os delegados foram distribuídos em grupos para a discussão dos três eixos principais:




EIXO I - SAÚDE MENTAL E POLÍTICA DE ESTADO: PACTUAR CAMINHOS INTERSETORIAIS (EIXO DA POLÍTICA E DA PACTUAÇÃO)






  
 EIXO II- CONSOLIDAR A REDE E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL E FORTALECER OS MOVIMENTOS SOCIAIS (EIXO DO CUIDADO)






EIXO III - DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA COMO DESAFIO ÉTICO E INTERSETORIAL (EIXO DA INTERSETORIALIDADE)





 Após a discussão nos grupos iniciou-se a plenária

Nenhum comentário:

Postar um comentário