06/07/2012

SAMU Regional.


Valinhos assina convênio para se integrar ao SAMU regional

O secretário da Saúde, Luiz Carlos Fustinoni, participou nesta segunda-feira, dia 2, na sala Azul da Prefeitura de Campinas, da assinatura de uma minuta de compromisso entre Valinhos, Campinas, Indaiatuba e Vinhedo para a criação do SAMU Regional/192. Após quatro anos de estudos, o serviço entra em vigor apenas em 2013, pois depende de contratações, o que ficam impedidas em ano eleitoral. O consórcio ajudará a agilizar os atendimentos de urgência e emergência e também a triagem dos pacientes.
O Samu Regional terá uma central de regulação em Campinas. “As ligações para o 192 das quatro cidades serão desviadas para a central de Campinas, que vai avaliar e qualificar as prioridades”, explica o diretor do SAMU de Campinas, José Roberto Hansen. Apesar de a central telefônica ser a mesma, cada cidade terá suas ambulâncias. Para garantir o sucesso do serviço, as linhas telefônicas do SAMU Campinas serão ampliadas de oito para 15.
O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro começa com a chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e transferem o telefonema para um médico, que faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.
De acordo com a situação do paciente, o médico pode orientar a pessoa a procurar um posto de saúde, enviar ao local uma ambulância com auxiliar de enfermagem e socorrista ou uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Ao mesmo tempo ele avisa sobre a emergência ao hospital público mais próximo para que a rapidez do tratamento tenha continuidade.
O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem as ocorrências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

Investimentos 
Com a regionalização, o repasse de recursos feito pelo Ministério de Saúde ao consórcio somará R$ 670 mil mensais, que serão utilizados para a manutenção dos veículos de socorro. Pelo número de habitantes, Valinhos vai receber duas ambulâncias, uma de suporte avançado e outra básica.
Cada uma das cidades irá construir uma sede específica para o SAMU Regional e os funcionários que fizerem parte das equipes passarão por treinamento. Segundo o secretário da Saúde, o documento que dará sustentação jurídica ao projeto será elaborado e encaminhado às câmaras de cada município participante, onde passará por discussão e aprovação.
Fonte: matéria publicada no Boletim Municipal de Valinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário