14/03/2011

Por que Sistema Único de Saúde?

Porque ele segue a mesma doutrina e os mesmos princípios organizativos, em todo território nacional,sob responsabilidade da União, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios.


PRINCÍPIOS DOUTRINÁRIOS

• Universalidade
Garantir o acesso igualitário em todos os níveis de assistência dos serviços de saúde, para todos os cidadãos.

• Equidade
É assegurar ações e serviços de todos os níveis de acordo com a complexidade que cada caso requeira,more o cidadão onde morar, sem privilégio e sem barreiras. Todo cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme suas necessidades até o limite do que o sistema pode oferecer para todos.

• Integralidade
Atender as pessoas como um todo, em todas as suas necessidades; para que isso aconteça às ações devem ser integradas (prevenção de doenças, promoção à saúde, tratamento e reabilitação).


PRINCÍPIOS ORGANIZATIVOS

• Hierarquização e Regionalização
Os serviços devem ser organizados, partindo dos níveis crescentes de complexidade (atenção-básica, média e alta complexidade), levando-se em conta a área territorial, os serviços existentes e sua regionalização.

• Descentralização
É o repasse de atribuições das esferas centrais para os estados e dos estados para os municípios. Sendo que aos municípios cabe maior responsabilidade na promoção das ações dos serviços de saúde, pois a sua proximidade com a população facilita a tomada de providências e decisões.

• Participação Popular
É a garantia que a população, através das entidades representativas, movimentos sociais, comunitários e populares, entre outros, participe do processo de formulação das políticas de saúde e o controle de sua execução, em todos os níveis de governo. Este controle se dá através da participação da Comunidade,dos Conselhos de Saúde e das Conferências de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário