04/03/2011

HISTÓRICO

O que consiste ter saúde?

Ter saúde não quer dizer, ausência de doenças, mas sim ter todas as condições para viver uma vida digna. Isto consiste ter qualidade de vida, moradia, boa alimentação, saneamento básico, transporte,trabalho, lazer e educação garantida (Art. 3º - 8080/90).
Antes da Constituição Federal de 1988, só existia assistência médica para as pessoas que possuíam carteira assinada e contribuíam para o INPS. As demais pessoas tinham que buscar atendimento de caridade ou particular

Surgiram grupos descontentes com esse modelo de atendimento (parlamentares, lideranças políticas,sindicalistas, profissionais e trabalhadores da saúde e movimentos populares), que não concordavam com a situação e lutavam por mudanças na política nacional de saúde. Defendiam o princípio fundamental que era o atendimento a todos os cidadãos. Este reclamo social foi chamado ”Movimento da Reforma Sanitária”, atendendo às deliberações da 8ª Conferência Nacional de Saúde de 1986 Assim, depois de longa batalha, surge o SUS - Sistema Único de Saúde, onde todos os cidadãos serão beneficiados por todas as ações de saúde.
Criado através da Constituição Federal de 1988, que em seus artigos 196 a 200, garantem e asseguram os direitos relativos à Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário