Curso de Capacitação em Ouvidoria Pública.
ABO- Associação Brasileira de Ouvidores e Ombudsman Nacional e seção São Paulo
Corpo Docente:
Maria Lumena Balaben Sampaio (Advogada, Diretora da Secreatria Geral da ABO-SP, Docente -USF)
Mario Sergio Mendes Cardoso ( Farmacêutico, Ouvidor da Secretaria Municipal de Saúde da Cidade de São Paulo)
CONTEÚDO
Tema 1 - Contextualização
1.1. Panorama da Evolução das Ouvidorias
Breve histórico da Ouvidoria
Estrutura e objetivo da Ouvidoria
Principais atribuições da Ouvidoria
Perfil do Ouvidor
Tipos de Ouvidoria: apendizado
1.2.Governança e a Ouvidoria
Divulgação e Relatórios da Ouvidoria
Atuação prevetiva e corretiva da Ouvidoria para minimizar novas ocorrências
Indicadores de desempenho
Tema 2 - Cominicação do Ouvidor
2.1.Ética e Atendimento
Princípios éticos e regras de conduta aplicadas no ambiente de trabalho
O posicionamento ético da Ouvidoria
Mediação de Conflitos
Ferramentas do mediador/Ouvidor
Tema 3 - Gestão e Ouvidoria na Área da Saúde
3.1. Base Legal
SUS
Interface com o código de defesa do consumidor
Lei de defesa do usuário dos serviços públicos.
3.2. Aspectos Práticos: a dinâmica cotidiana da Ouvidoria da Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário