18/03/2010

Comissão de Saúde da Câmara faz vistoria nas UBSs

Os vereadores Clayton Machado (PSDB), Antonio Soares Gomes Filho, o Tunico (PMDB) e Israel Scupenaro (PMDB), integrantes da Comissão de Saúde da Câmara, constituída especialmente para elaborar estudos relacionados à área da saúde do município, fizeram diligência a duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na manhã da última quinta-feira, dia 10. A Comissão está dividida em dois grupos de visitas, o segundo é formado pelos vereadores Lourivaldo Messias de Oliveira (PT), Paulo Montero (PMDB) e Fábio Damasceno (PMDB).
A primeira parada da Comissão foi a UBS do Jardim Imperial, onde foram recebidos pela pessoa responsável pela UBS. Os vereadores a questionaram acerca dos procedimentos de trabalho desenvolvido. De modo geral, inclusive conversando com usuários que estavam no local, o atendimento nesta unidade estava normal.
O problema maior encontrado é a questão de agendamento para as especialidades – cardiologia, endocrinologista, dermatologista, oftalmologista, neurologista – o tempo de espera e a falta de especialistas na rede é o problema mais gritante na unidade. Além disso, a questão do retorno médico, após a consulta com o especialista no CAUE, de onde o paciente sai e ao invés do retorno ser agenda no próprio local, o usuário é obrigado a retornar à UBS em seu bairro, aguardar o dia para o agendamento e, nem sempre consegue no prazo determinado pelo médico. “Esse sistema precisa ser revisto, se já saiu da consulta que o usuário já tenha a data certa para seu retorno”, afirmou o vereador Clayton.
Na visita também foi constatado a falta de medicação e atraso na entrega dos medicamentos por parte do CAFF nas UBSs. A falta de kits para a realização de exames de colesterol e fator reumatóide, nesta UBS foi outro problema encontrado pelos vereadores. Na UBS Jardim Imperial é realizada uma média de 70 atendimentos por dia. E, para a responsável pela unidade a contratação de mais um funcionário seria o ideal.
Saindo da UBS do Jardim Imperial os três vereadores se dirigiram à UBS do Jardim Maracanã. Lá foram recebidos pela responsável da UBS. Nesta Unidade a realidade encontrada foi um pouco mais grave. Foi na conversa com a responsável que os vereadores ficaram sabendo das constantes quedas no sistema de agendamento de consultas, que já ficou fora do ar por 17 dias. “Percebemos que alguns problemas são bem pontuais e afetam diretamente a qualidade de vida dos usuários e precisam ser solucionados”, afirmou Israel Scupenaro.
A falta dos médicos especialistas também foi apontada como um sério problema. Além disso, a falta de medicamentos para pressão entre outros também foi mencionado. Nesta unidade também foi constatado a falta de servidores suficientes para atender a grande demanda.
Diante das constatações e dos fatos apurados os vereadores irão apresentar um relatório das vistas à Comissão e as vistas deverão continuar por parte dos dois grupos de vereadores nas próximas semanas. “A princípio, nessas duas visitas, pudemos constatar que os problemas são idênticos”, finalizou o vereador Tunico.
Fonte: "site" da Camara de Vereadores de Valinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário