25/06/2012

Nova UBS do São Bento.

Prefeitura inaugura nova UBS do São Bento do Recreio

A Prefeitura inaugura neste domingo, dia 1º de julho, às 10 horas, um novo prédio para a UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro São Bento do Recreio, que fica a 15 km do Centro. O prédio fica em parte da área do antigo Hospital Psiquiátrico São Bento, que passou por reforma e adaptação, e é quatro vezes maior que o antigo, que se tornou pequeno em vista do crescimento populacional da região. Só para se ter uma ideia, em maio foram mais de quatro mil atendimentos, entre consultas médicas e serviços de enfermagem. A instalação foi executada com recursos do FUNDOCAMP (Fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas) e contrapartida da Prefeitura.
A nova unidade entrará em funcionamento já no dia seguinte à inauguração, segunda-feira, dia 2, com os atendimentos nas áreas de clínica médica, pediatria e ginecologia e obstetrícia, além dos serviços de enfermagem, aplicação de vacinas e distribuição de medicamentos. O novo prédio vai comportar também o atendimento odontológico, que por problemas de espaço não era realizado na UBS antiga, e sim na escola, que fica próximo. No novo espaço, o atendimento contará com dois dentistas, além de um aparelho de Raio-X. Hoje para esse tipo de exame os pacientes têm de se deslocar até o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), que fica no Centro.
A coordenadora da UBS, Yara Cazita, destaca que a inauguração da nova instalação vai ser um importante ganho, tanto para a população quanto para os funcionários. "Vamos contar com uma estrutura maior, que foi pensada e organizada para o atendimento em saúde", diz. A moradora Fernanda Aparecida dos Santos, de 23 anos, é usuária frequente do posto, tanto para consultas como para exames, e só tem elogios para o novo prédio. "O bairro estava precisando de uma UBS maior, pois atende bastante gente. E quando a unidade está muito cheia, as pessoas têm de esperar do lado de fora. Isso vai acabar", afirma.
Já Rita de Cássia Aparecida Bueno Arte, de 23 anos, também frequenta a UBS rotineiramente, principalmente para fazer o acompanhamento pediátrico dos filhos de três meses e três anos de idade. "Vai ser melhor no novo prédio, pois é muito maior", destaca.
A nova unidade possui 319 m2 distribuídos em três consultórios médicos, dois consultórios odontológicos, sala administrativa, copa, salas de procedimentos de enfermagem, vacina, preparo de materiais, higienização, farmácia, inalação, coleta de materiais, medicação, hall de espera, sanitários, abrigo de resíduos e sala de espera e recepção.
A UBS integra o projeto que foi idealizado para a área de 19 mil metros quadrados, onde ficava o antigo Hospital Psiquiátrico São Bento, que foi adquirida pela municipalidade em 2007. O CLC será um espaço com postos de saúde e policial, clube de mães e outras alternativas culturais, esportivas e sociais. Em março de 2010, o local já ganhou uma quadra poliesportiva.

Mais saúde
Ainda dentro da área da Saúde, a administração municipal está construindo uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ao lado do viaduto "Laudo Natel". A unidade vai possibilitar descentralizar e desafogar os atendimentos de urgências e emergências no CAUE (Centro de Atendimento de Urgências e Especialidades). O prédio terá mais de 1,3 mil metros quadrados, divididos em 21 salas. A obra está sendo edificada por meio de parceria com o Ministério da Saúde.
Está em construção ainda uma nova UBS no Jardim Paraíso, também com recursos do Ministério da Saúde. O prédio tem praticamente as mesmas características do que foi entregue no Jardim São Marcos em maio do ano passado, com 500 metros quadrados distribuídos em seis consultórios: três gerais, um odontológico (com capacidade para dois equipamentos), um ginecológico (com banheiro) e um pediátrico. Outras dez salas serão destinadas para programas de saúde; curativo e procedimentos; coleta e medicação; inalação; pré-consulta; enfermagem; emergência; observação feminina e infantil (com banheiro), observação masculina (com banheiro) e de conforto para profissionais de saúde.
O projeto contempla ainda uma área lúdica, sala de recepção, farmácia, dois depósitos de materiais, área coberta para estacionamento de ambulâncias, copa, sala de arquivo e digitação, vestiários, banheiros (para usuários e funcionários), jardins e rampas de acessos.
Fonte: Departamento de Imprensa da Prefeitura de Valinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário