02/09/2010

O QUE É UMA ATA?

É o registro resumido e claro, exato e metódico de:
  • fatos;
  • ocorrências;
  • resoluções, e;
  • decisões de assembléias
(Em sessão de corpo deliberativo ou consultivo:conselhos, congregações, ou outras entidades semelhantes de pessoas reunidas para determindao fim)

COMO ELABORAR UMA ATA?

A ata é documento que tem valor jurídico
Por essa razão deve ser lavrada de tal maneira que não possam introduzir modificações posteriores.
Geralmente é lançada em livro próprio, devidamente autenticado, cujas páginas são rubricadas por quem redigiu os termos de abertura e de encerramento, o que lhe dá cunho oficial.
Há os que substituem o livro por folhas soltas, sistema que, embora ofereça algumas vantagens de caráter prático, tem, por outro lado,sério inconenientes, tais como a facilidade do extravio, de acréscimos ou de modificações posteriores, com objetivos fraudulentos.
Para se evitarem fraudes, é possível fazer o registro das atas no Cartório de Títulos e Documentos.
A ata de uma reunião deve ser feita,lida e aprovada ao fim da reunião, para que não haja dúvidas quanto ao conteúdo discutido, em alguns casos, poderá ser lida e aprovada na reunião seguinte.

Fonte:www.scrib.com

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