15/05/2012

Vacinação contra raiva na zona urbana começa no próximo dia 19

     A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, realizará a Campanha de Vacinação Contra a Raiva em Cães e Gatos na zona urbana nos próximos dias 19 e 20 e dias 2 e 3 de junho. A meta é imunizar 18.590 animais, sendo 16.442 cães e 2.148 gatos. Nos dois finais de semana funcionarão 48 postos fixos de vacinação em diversos pontos da cidade (confira relação abaixo). Na zona rural, a campanha está na reta final, totalizando 2.700 cães e gatos imunizados. Ainda faltam os bairros Alpinas e Parque Valinhos.
            Segundo a médica veterinária do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Lúcia Feltrin, a vacina não tem contraindicação, e todo cão e gato a partir dos três meses de idade precisam ser imunizados. “No final de abril registramos um caso positivo de raiva em morcego, o que significa que temos o vírus circulando pela cidade. A forma mais importante de prevenir a raiva, inclusive em humanos, é vacinando o maior número possível de animais”, explica.
            A veterinária lembra que a Campanha de Vacinação Contra a Raiva no Estado de São Paulo de 2010 foi cancelada e no ano seguinte não teve continuidade por conta de casos de reações graves à vacina que estava sendo aplicada. “Em Valinhos, começamos naquele ano a vacinação na zona rural, mas não pudemos dar sequência na zona urbana”, conta. Lúcia destaca que a vacina utilizada nesta campanha, fornecida pelo Ministério da Saúde, é importada e de ótima procedência. “Não é a mesma usada na campanha de 2010”, ressalta.
            Ela acrescenta que em função do cancelamento da campanha em 2010 e 2011, o CCZ intensificou outras ações para o controle da raiva no município, como a vigilância da população de morcegos, encaminhamento de material biológico de cães e gatos para diagnóstico da raiva, controle de mordeduras e outras. Segundo a veterinária, até abril não havia sido registrado nenhum caso de raiva na cidade.
            Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pelos telefones do CCZ 3829-2197 ou 3829-1252.

Nenhum comentário:

Postar um comentário