22/04/2010

Presidente do CMS na Câmara de Vereadores

Através de convite realizado pela Câmara de Vereadores de Valinhos, o Presidente do Conselho Sr. José Pio de Oliveira esteve presente no último dia 20 na sessão da Câmara onde esclareceu os vereadores e o público presente à respeito da aprovação de contas da Secretaria de Saúde.
O Presidente Sr. José Pio ainda aproveitou para informar aos vereadores sobre as mais novas realizações do Conselho de Saúde e dos avanços que vêm sendo obtidos através das várias gestões do Conselho de Saúde de Valinhos.
E de acordo com as suas palavras: "Temos muito a fazer, mas estamos caminhando..."  e disse mais :  "Pessoalmente tenho como diretriz maior a busca pela perfeição na saúde pública de nosso município, pode parecer sonho, mas na minha opinião, quem coloca seus objetivos perto demais, tem muito pouco pelo que lutar!"


Parabéns ao presidente pela sua tenacidade a frente do Conselho de Saúde.

I CONFERENCIA SAUDE MENTAL DE VALINHOS

Foi realizada, com sucesso,  nos dias 09 e 10 de abril de 2010 a I CMSM – Intersetorial de Valinhos,  a conferência teve como tema “Saúde Mental direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios”, tivemos um total de 66 participantes, foram realizadas 03 palestras e foram retiradas das discussões de grupo diversas propostas que serão encaminhadas num primeiro momento ao Secretário da Saúde e ao Prefeito.
Foram eleitos os seguintes delegados que tem a missão de acompanhar os encaminhamentos das propostas para sua efetivação nos três níveis municipal, estadual e federal :

Representante dos Usuários
                       Titulares: Marlene Pucca e Sérgio Tonhatti

                       Suplentes: José Luis Mousinho dos Stos M. Violante e Ilídio A.lbuquerque Cabral;

Representantes do Governo
                       Titulares: Camila Marino da Silva e Cíntia Regina Valli Parreira

                        Suplentes: Ana Carolina Barioni Leite Siqueira e Rosa Massae Sasaki Silva

Recebemos ainda pela realização da Conferência de Saúde Mental uma moção de aplauso que foi proposta na Câmara de Vereadores pelo vereador Israel Scupenaro que recebeu congratulações dos demais vereadores pela iniciativa de exaltar esta Conferência tão  importante para nosso município.

             PARABÉNS A COMISSÃO ORGANIZADORA!

09/04/2010

I CONFERENCIA SAUDE MENTAL DE VALINHOS

A Secretaria da Saúde e os Conselhos Municipais de Saúde e sobre Drogas têm a honra de convidar toda a população valinhense a participar da 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental, com o tema "Saúde Mental direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios".

Dias e horários: 09 de abril de 2010 das 19h30 às 22h00
10 de abril de 2010 das 8h00 às 12h30
Local: "Espaço Clube de Mães - Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini

A sua presença muito nos honrará.

Saúde mental será discutida

IV CONFERENCIA SAUDE MENTAL - ESCLARECIMENTOS DO CNS

A partir de diversas consultas feitas à Coordenação Nacional de Saúde Mental/Ministério da Saúde e ao Conselho Nacional de Saúde, temos o seguinte a esclarecer:
1. Sobre a realização das conferências municipais e regionais:
a. Os delegados eleitos nas etapas municipais não precisam ser referendados nas etapas regionais. Estes delegados participarão diretamente da etapa estadual.
b. Nenhum delegado eleito nas etapas municipais ou regionais participará diretamente da etapa nacional. Todos os delegados eleitos nas conferências municipais ou regionais deverão participar da etapa estadual, podendo ser eleitos como delegados estaduais.
2. Critérios para delegados nas etapas municipais e estaduais: não é necessário que os representantes dos segmentos de usuários e trabalhadores que queiram participar das conferências municipais/regionais e estaduais façam parte de associações, conselhos ou qualquer outra entidade. É desejável que seja viabilizada a participação mais democrática possível nestas etapas.
3. Delegados intersetoriais: É muito importante que seja estimulada e garantida a participação de representantes das políticas intersetoriais em todas as etapas da IV CNSM. Deve-se garantir ao máximo a proporção de 30% de delegados intersetoriais.