30/03/2012

Convocação - 259ª Reunião Extraordinária

CONVOCAÇÃO



O Conselho Municipal de Saúde, por meio de sua presidente, CONVOCA todos os conselheiros, titulares e suplentes, em primeira chamada com a presença da maioria absoluta de seus Membros ou em segunda chamada, trinta minutos após, presentes no mínimo um terço de seus Membros (§ 1º do Art. 16/RI), para a 259ª Reunião, Extraordinária, Plenária do Conselho, que será realizada no dia 02 de abril de 2012 (2ª feira), às 14h00, no Auditório da Casa dos Conselhos, localizado na Rua 31 de Março s/nº - Praça Anny Carolyne Bracalente – Jd. Boa Esperança.
Deverá o conselheiro titular informar com antecedência ao respectivo suplente quando não puder comparecer as reuniões do Conselho (inciso VI do Art. 5º/RI).

PAUTA

I – Apresentação, debates e votação sobre a prestação de contas de convênio da Secretaria de Estado da Saúde.


Valinhos, SP, 28 de março de 2012



Carmen Lilian Moraes Calças
Presidente


Publicada na Casa dos Conselhos,
mediante afixação no local de costume,
em 28/03/2012
Janaina Aparecida Guerreiro
Secretária Executiva

RESOLUÇÃO CMS Nº 44/2012

RESOLUÇÃO CMS Nº 44/2012

De 28 de março de 2012

“Aprova as contas do Fundo Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde, na forma como especifica”.


O Conselho Municipal de Saúde – CMS, na 258ª Reunião, Ordinária, realizada no dia 28 de março de 2012, de conformidade com normas legais e regimentais,

CONSIDERANDO:


• que entre as atribuições do CMS determinadas pela Lei está a fiscalização da movimentação de recursos repassados à Secretaria de Saúde e/ou Fundo de Saúde;
• que a Comissão Fiscal é o órgão do CMS responsável pela apresentação de parecer conclusivo das análises feitas nas contas do Fundo Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde;
• a apresentação do Relatório da Comissão Fiscal na 258ª Reunião Ordinária;

RESOLVE:
Artigo 1º - Aprovar, por unanimidade de votos, as contas do mês de janeiro de 2012 do Fundo Municipal de Saúde.

Artigo 2º - Revogam-se as disposições em contrário.

Artigo 3º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.


Valinhos, SP, 28 de março de 2012


Carmen Lilian Moraes Calças
Presidente

Homologo a Resolução CMS nº 44, de 28 de março de 2012, nos termos da Lei nº 2.387 de 25 de junho de 1991.

Luiz Carlos Fustinoni
Secretário da Saúde


Publicada na Casa dos Conselhos,
mediante afixação no local de costume,
em 28 de março de 2012
Janaina Ap. Guerreiro
Secretaria Executiva CMS

PORTARIA CMS Nº 25/2012

PORTARIA CMS Nº 25/2012

De 28 de março de 2012

“Cria e compõe comissão eleitoral do CMS, na forma como especifica”.
O Conselho Municipal de Saúde – CMS, na 258ª reunião ordinária de 28 de março de 2012, de conformidade com normas regimentais,

CONSIDERANDO:
• vagas em aberto nos Conselhos Comunitários de Saúde – CCS´s.


RESOLVE:

Artigo 1º – Criar a Comissão Eleitoral - CE para realização das eleições dos Conselhos Comunitários de Saúde – CCS não compostos, sendo composta pelos seguintes membros:

• Carmen Lilian Moraes Calças
• Jesus Gervázio Cândido
• Betânia Gomes de Souza
• Carina Missaglia Dias

Parágrafo Único: Os membros da Comissão Eleitoral tomam posse independente de qualquer outra formalidade, extinguindo-se o mandato com o término dos trabalhos, devendo eleger em sua primeira reunião o coordenador e relator, informando à Secretaria Executiva do CMS.

Artigo 2º – São fixadas para a realização dos trabalhos da CE/CMS, as normas constantes da Resolução CMS nº 34/2011, que estabelece o Regulamento para a eleição dos membros representantes dos servidores públicos municipais e coletividade usuária das UBS´s dos CCS´s.

Artigo 3º – Revogam-se as disposições em contrário.

Artigo 4º – Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.

alinhos, SP, 28 de março de 2012


Carmen Lilian Moraes Calças
Presidente


Homologo a Portaria CMS nº 25, de 28 de março de 2012, nos termos da Lei nº 2.387 de 25 de junho de 1991.
Luiz Carlos Fustinoni
Secretário da Saúde



Publicada na Casa dos Conselhos,
mediante afixação no local de costume,
em 28 de março de 2012.
Janaina Ap. Guerreiro
Secretaria Executiva CMS

29/03/2012

Ata 257ª Reunião Ordinária

Ducentésima qüinquagésima sétima (257ª), Reunião Ordinária, do Conselho Municipal de Saúde, realizada aos vinte e nove de fevereiro de dois mil e doze (29/02/2012), no auditório da Casa dos Conselhos, presentes os seguintes conselheiros titulares: Clóvis Marcos de Souza, Edmilson Ap. Martins, Carmen Lilian Moraes Calças, João Batista Alves, Jesus Gervázio Candido, Ivo Ap. Morin, Francisco Eri Cruz, Monica Pricoli Scheel, João dos Santos Geraldo, Carina Missaglia Dias, Betânia Gomes de Souza, Luiz Carlos Fustinoni e Paulo Henrique Speglich; conselheiros suplentes: Hélia Antonio Valdivino Cosmo, Wolfgang Krause,Anderson Luiz B. P. Cardoso, Márcia Haguiuda Taparelli, Carmen Rita. O. A. Bandeira Silva e Cristiane Seraphin; justificativas de ausência: Maria Ap. Frezzato de Oliveira, João de Fátima, Débora C. R. Azevedo e Celso Limoli Jr. munícipes presentes: José Pio de Oliveira e Marlene M. Pucca. Primeira chamada às 14h00, sem o número regimental de membros, segunda chamada às 14h15min, com número regimental de membros, presentes 14 conselheiros com direito a voto, a presidente agradeceu a presença de todos. I – EXPEDIENTE: 1. Comunicações Gerais: a presidente explicou à Plenária que ao reanalisar o Regimento Interno do CMS, constatou que o mesmo prevê, havendo discussão, o tempo de fala de até três minutos para cada conselheiro (Parágrafo Único, Art.21º/RI), ainda de acordo com o Regimento Interno, apenas conselheiros podem apresentar proposições, requerimentos e comunicações, dissertar sobre matéria em debate ou questão de ordem e prestar explicação pessoal (Art.22º/RI), a presidente preocupou-se em consultar a Constituição Federal sobre o direito de fala dos demais munícipes nas reuniões do Conselho, sendo assim, sugeriu que os demais munícipes pudessem se manifestar no item específico “Assuntos Gerais”, consultada a Plenária, a mesma acatou tal sugestão, a presidente informou à Plenária que dentre a documentação recebida na entrada, consta um folheto com informações sobre a Biblioteca Virtual em Saúde a qual disponibiliza diversas publicações do Ministério da Saúde em textos completos, podendo ser reproduzidos e consultados, o conselheiro Edmilson informou que participou nos dias 25 e 26 de fevereiro da 1ª Conferência Regional de Transparência e Controle Social realizada em Campinas, disponibilizou aos conselheiros um breve resumo do evento com a relação de Leis e Decretos da Conferência, informou ainda que, ao final dos trabalhos da Conferência, foram eleitos 35 delegados que representarão Campinas,Holambra, Indaiatuba e Valinhos na etapa estadual que será realizada em março, o conselheiro elegeu-se delegado do segmento Conselheiro Municipal de Políticas Públicas, após sua explanação,apresentou a propositura de que a Plenária ratificasse sua ida à Etapa Estadual da Conferência, a presidente lhe explicou que à princípio deve-se analisar o Regimento para que o CMS possa se posicionar à respeito, a conselheira Mônica informou que o assunto abordado é muito relevante, sendo assim, deveria haver mais tempo para explanação, a presidente parabenizou a iniciativa do conselheiro Edmilson, o conselheiro Clóvis explicou à Plenária que neste ano a Campanha da Fraternidade traz como tema “Fraternidade e Saúde Pública”, sendo assim, de conformidade com o conselheiro, pode-se somar as forças dos Conselhos Comunitários de Saúde com as forças das pastorais de saúde, visando levar informações do SUS à população, ainda de acordo com o conselheiro, a Campanha da Fraternidade poderia colaborar com o SUS trazendo e difundindo idéias, aproveitou para informar que no dia 06 de março às 19h00 haverá uma reunião atrás da Igreja Matriz para tratar de assuntos da Campanha da Fraternidade, o conselheiro Luiz Carlos informou que participará da referida reunião enquanto Secretário da Saúde, os conselheiros Edmilson e Clóvis se disponibilizaram a representar o CMS, o conselheiro Ivo informou que em sua UBS não há representação de usuários do CCS, embora haja dois usuários interessados em compor o Conselho, perguntou quando haverá novas eleições para complemento de mandato dos CCS´s, a presidente informou que na próxima reunião será incluso na pauta os encaminhamentos referentes às eleições nos CCS´s, o conselheiro João Batista, enquanto conselheiro comunitário, informou que os CCS´s encontram muitas dificuldades, segundo o mesmo, discute-se há anos os mesmos assuntos e não obtêm retornos, informou que isto desmotiva os atuais e futuros conselheiros, a conselheira Betânia perguntou ao conselheiro João Batista como estavam sendo feitas as solicitações, foi lhe respondido que a UBS Jurema encaminhou à Secretaria da Saúde as solicitações via memorandos, a presidente pediu para o conselheiro fazer o levantamento das solicitações para averiguar junto à Secretaria da Saúde, a munícipe Marlene Pucca, enquanto conselheira comunitária na última gestão, informou que muitos dos conselheiros eleitos não participam das reuniões, perguntou o porquê de não ter sido realizada eleição na UBS São Bento, a Secretária Executiva lhe respondeu que o Regulamento Eleitoral previa que no caso do número de inscritos ser igual ou inferior ao número de vagas, os inscritos estariam automaticamente eleitos, no caso da UBS São Bento, houve duas inscritas, sendo assim, as mesmas foram eleitas automaticamente conselheiras titulares, o conselheiro Ivo informou que o conselheiro representante dos trabalhadores no CCS da UBS São Bento foi transferido, a conselheira Carmen informou que o CMS deveria ter sido alertado sobre a transferência;2. Comunicação e justificativas de ausências de conselheiros: a 1ª Secretária comunicou à Plenária as justificativas dos conselheiros ausentes a essa reunião; 3. Ciência de correspondências e documentos recebidos: a 1ª Secretária informou à Plenária os documentos (ofícios de 17 à 21) expedidos pelo CMS desde a última reunião do Conselho , assim como os documentos recebidos neste período (Ofícios 28,29,36,41e 51/2012– SS); II – ORDEM DO DIA: 1. Discussão e votação da Atas 256ª: após debates e discussão a Ata 256ª foi aprovada por unanimidade com as seguintes alterações: (linha 70) onde se lê “Informou ainda que a verba destinada à Vigilância Sanitária só não foi suspensa, pois informaram ao órgão competente do Ministério da Saúde sobre a questão do CMS de Valinhos”, leia-se “foi comunicado verbalmente ao GVS – Campinas da questão do CMS de Valinhos não estar realizando as reuniões”, (linha 75) onde se lê “tal quadro é capacitado para atender a toda demanda” leia-se “tal quadro de funcionários são capacitados para atender as ações da Vigilância Sanitária, porém para atender a demanda já foram solicitados ao Sr. Secretário da Saúde profissional para completar a equipe por Comunicação Interna,que depende de reestruturação e criação de novos cargos” e (linha 76) onde se lê “após um replanejamento” leia-se “atende-se as questões de urgência e planejamento de ações (Plano de Ação de Vigilância Sanitária)”;2. Apresentação, Debates e Votação: a) Contas do Fundo Municipal de Saúde do período de agosto a dezembro de 2011: o coordenador da Comissão Fiscal, conselheiro Clóvis, informou à Plenária que a Comissão realizou duas reuniões neste mês, na primeira reunião foram analisadas todas as contas do período de agosto a dezembro de 2011, nesta ocasião todas as dúvidas e possíveis inadequações foram levantadas e encaminhadas para o Departamento do Fundo Municipal de Saúde, já na segunda reunião, o Departamento em questão, atendeu a todas solicitações, sendo assim, de conformidade com o conselheiro, “neste momento não existe engano ou suspeita de lançamento indevido”, como havia sido acordado na última reunião do CMS, o conselheiro apresentou os extratos onde constam o estorno do valor de R$ 277, 50 na conta MAC referente pagamento em duplicidade e  do valor de R$ 1.780,00 na conta da AIDS referente compra de leque informativo, a conselheira Carina esclareceu à Plenária que o leque em questão foi distribuído no Carnaval e continha informações sobre AIDS, respondendo a uma questão levantada na última reunião, o conselheiro Clóvis explanou sobre a conta da UPA, segundo o mesmo, atualmente consta na conta R$19,32, sendo que, o restante encontra-se aplicado à disposição, passou-se à apresentação do relatório, o relator da Comissão Fiscal ,conselheiro João Batista, apresentou à Plenária a movimentação das Contas do FMS do período de agosto a dezembro de 2011, como não houve tempo hábil, de conformidade com o conselheiro, consta para o mês de dezembro duas pendências, apresentação do extrato onde consta o estorno do valor de R$ 76,30  na conta PAB referente compra de materiais utilizadas no CAUE e apresentação do extrato onde consta o estorno do valor de R$ 814,52  na conta MAC  referente pagamento de nota de Mandado de Segurança, terminada a apresentação passou-se às perguntas, o conselheiro Edmilson questionou o porquê de estar zerado alguns valores referentes a despesas (compra medicação/produtos), foi lhe explicado que não houve necessidade de compra, uma vez que compra-se em grandes quantidades, também perguntou sobre a verba disponibilizada à Santa Casa, foi lhe explicado que o repasse do Ministério da Saúde à Santa Casa acontece via FMS, porém a subvenção da Prefeitura acontece via tesouro,a conselheira Mônica pergunta quem é o responsável por avaliar a verba que sobra de um mês para o outro, a presidente lhe responde que a presente apresentação reflete a realidade das contas do ano de 2011, de conformidade com a mesma, efetivamente só teremos noção dos valores das nossas contas na próxima reunião, onde haverá a apresentação de janeiro e fevereiro de 2012, o conselheiro Francisco, membro da Comissão Fiscal, explicou à conselheira Mônica que quem define a destinação das verbas é a Secretaria da Saúde juntamente com o Fundo Municipal de Saúde, o que teoricamente sobra de um mês, está destinado para pagamentos do próximo mês, esclarece ainda que, as verbas são carimbadas, ou seja, não deve-se pagar por um serviço com a verba de uma conta destinada para outro fim, e que, dentre as atribuições da  Comissão Fiscal, está verificar o pagamento correto das despesas, colocado em votação, aprovado por unanimidade de votos com as seguintes ressalvas: apresentação do extrato onde consta o estorno do valor de R$ 76,30  na conta PAB referente compra de materiais utilizadas no CAUE e apresentação do extrato onde consta o estorno do valor de R$ 814,52  na conta MAC  referente pagamento de nota de Mandado de Segurança; b) Plano de Ação e Metas em DST/AIDS - 2012 : a servidora Cláudia, Centro Especializado em Doenças Infecto-Contagiosas/Centro de Testagem e Aconselhamento da Secretaria da Saúde – CEDIC/CTA, fez a apresentação do Plano de Ações e Metas DST/AIDS – 2012,que havia sido encaminhado com antecedência a todos os conselheiros, terminada a apresentação, passou-se às perguntas, o conselheiro Edmilson informou que há uma grande incidência de travestis na Avenida Paulista, pergunta se há ações voltadas para esta questão, a conselheira Carina explicou que não cabe a Secretaria da Saúde interferir neste caso, o conselheiro Francisco explicou que todo ser deve ser respeitado, independentemente de sua orientação sexual, informou que os travestis não devem ser retirados do local em questão, de conformidade com o conselheiro, deve-se realizar um trabalho de prevenção de HIV/AIDS com os mesmos, o conselheiro Edmilson explicou que após a linha do trem há um bar, possível ponto de drogas, pergunta se a Vigilância Sanitária autua locais como esse, a conselheira Carina explicou que não é o perfil da Vigilância Sanitária, acrescentou que cabe a Secretaria da Saúde fazer a prevenção do uso de drogas, o conselheiro Antonio Cosmo perguntou o porquê de ações voltadas para o grupo dos homossexuais, uma vez que, segundo o mesmo, o grupo dos usuários de drogas é de altíssimo risco, a servidora Cláudia explicou que avalia-se os indicadores de Saúde,a incidência de HIV em usuários de drogas diminui ano a ano, atualmente a incidência de HIV/AIDS em Valinhos é maior entre os homossexuais, a conselheira Mônica perguntou se a Vigilância Sanitária realiza algum trabalho voltado aos institutos de beleza (manicures), a conselheira Carina explicou que a Vigilância Sanitária realiza um trabalho maciço de fiscalização dos locais que manipulam objetos que possam transmitir o vírus HIV, colocado em votação, aprovado por unanimidade de votos;informou-se que a Vigilância Sanitária recebeu no dia 27 de janeiro o Selo de Ouro do Laboratório de Pesquisa de AIDS da Unicamp pela média alcançada na avaliação do controle de exames de pacientes de HIV e AIDS no período de outro de 2010 a outubro de 2011;3. Encaminhamentos relativos prática da reavaliação dos fastamentos médicos das crianças das EMEI’s e EMEB’s: a presidente pediu para o conselheiro Anderson fazer uma breve explanação sobre este item, o conselheiro explicou que algumas EMEI´s e EMEB´s estão solicitando de seus alunos afastados por motivos de saúde, além dos atestados médicos, um laudo do pediatra no qual conste que o aluno está apto a voltar à escola, o conselheiro explicou que esta prática sobrecarrega os atendimentos das UBS´s, sugeriu que encaminhássemos um Ofício à Secretaria da Educação solicitando que a mesma reavalie a prática dos afastamentos médicos das crianças das EMEI´s e EMEB´s, o conselheiro Francisco sugeriu que a Secretaria da Saúde agende uma reunião com representantes da Secretaria da Educação e com o CMS  para discutir o assunto, a plenária aceitou tal sugestão.Nada mais havendo a tratar, deu-se por encerrada a reunião, da qual eu Janaina Ap. Guerreiro, redigi a presente ata, que após lida e aprovada será lançada em livro próprio e assinada pelo Presidente e Secretária Executiva, de acordo com o Art. 19, do Regimento Interno.

28/03/2012

Ata da 258ª Reunião Ordinária


Ducentésima qüinquagésima oitava (258ª), Reunião Ordinária, do Conselho Municipal de Saúde, realizada aos vinte e oito de março de dois mil e doze (28/03/2012), no auditório da Casa dos Conselhos, presentes os seguintes conselheiros titulares: Clóvis Marcos de Souza, Edmilson Ap. Martins, Carmen Lilian Moraes Calças, João Batista Alves, Maria José Pazini Peró, Alci Roberto Previtali, Jesus Gervázio Candido, Paulo Henrique Crivellari,Ivo Ap. Morin, Francisco Eri Cruz, João de Fátima, Celso Limoli Jr.Monica Pricoli Scheel, João dos Santos Geraldo, Carina Missaglia Dias, Betânia Gomes de Souza, Luiz Carlos Fustinoni e Paulo Henrique Speglich; conselheiros suplentes: Antonio Valdivino Cosmo, Wolfgang Krause,Luzia de Fátima A. Oliveira,Anderson Luiz B. P. Cardoso, Márcia Haguiuda Taparelli, Carmen Rita. O. A. Bandeira Silva e Cintia Regina Vlli Parreira; munícipes presentes: José Pio de Oliveira, Ilma Cambuí Melli, Tatiana Luchiari Lucatto, Anpis Spina, Maristela Ap. Fonseca, Vera Lucia S. Soveral da Silveira, Laumar Ricardo de Lima. Primeira chamada às 14h00, sem o número regimental de membros, segunda chamada às 14h15min, com número regimental de membros, presentes 17 conselheiros com direito a voto. A presidente agradeceu a presença de todos,informou que estamos estreando o sistema de som e gravação, que segundo a mesma, foi uma reivindicação antiga do CMS, também faz a solicitação de uma foto 3x4 de cada conselheiro para confecção de crachá; I – EXPEDIENTE: 1. Comunicação e justificativas de ausências de conselheiros: não houve justificativas de ausências; 2. Ciência de correspondências e documentos recebidos: a 1ª Secretária informou à Plenária os documentos (ofícios de 22 à 30) expedidos pelo CMS desde a última reunião do Conselho , assim como os documentos recebidos neste período (Ofícios 90,97,98,101 e 103/2012– SS), Ofício 26/2012 – SAJI, Ofício Santa Casa e Ofício 59/2012 - APAE; II – ORDEM DO DIA: 1. Discussão e votação da Ata 257ª: após debates e discussão a Ata 257ª foi aprovada por unanimidade; 2. Apresentação, debates e votação das Contas do Fundo Municipal de Saúde de janeiro de 2012: a presidente lembrou a Plenária que as perguntas deverão ser feitas no final da apresentação, o coordenador da Comissão Fiscal, conselheiro Clóvis, informou à Plenária que no relatório da Comissão as contas foram divididas em duas partes: contas do dia a dia e contas de investimentos (financiamento da UPA e reformas e construção de UBS´s), passou-se à apresentação do relatório, o relator da Comissão Fiscal, conselheiro João Batista, apresentou à Plenária a movimentação das Contas do FMS do mês de janeiro de 2012, informou ainda que, não foram encontradas irregularidades; passou-se às perguntas, o conselheiro Edmilson perguntou o porquê da obra da UPA estar parada, o conselheiro Francisco, membro da Comissão Fiscal, informou que não cabe a Comissão averiguar o porquê de determinada obra da Secretaria da Saúde estar parada, pois a função da mesma é a verificação do fluxo financeiro, o servidor Laumar orientou que fizéssemos este questionamento à Secretaria de Obras, o conselheiro Luiz Carlos informa que a UPA continua em construção, segundo o mesmo, no momento estão paradas apenas as obras das UBS´s Maracanã e Paraíso, o conselheiro Edmilson solicitou  que encaminhássemos Ofício à Secretaria de Obras solicitando um representante para prestar esclarecimentos sobre o andamento das obras da Secretaria da Saúde em uma reunião do CMS, a presidente consultou a plenária, a mesma estava de acordo com o encaminhamento do Ofício,o conselheiro Luiz Carlos informou que os Ofícios devem ser encaminhados à Secretaria da Saúde, a conselheira Luzia questionou se a Farmácia Popular gerava alguma renda para o município, o servidor Laumar explicou que trata-se de um programa federal, todo a receita obtida com a venda dos remédios é depositado em uma conta do governo federal, sendo assim, não gera rendimentos para o município; colocado em votação, aprovado por unanimidade de votos;3. Encaminhamentos sobre as eleições nos CCS´s não compostos: a presidente informou que há vagas em aberto, dentre titulares e suplentes, nos 13 CCS´s do município, devido a urgência da composição destes conselhos, a presidente consultou a Plenária se a mesma estaria de acordo que a Mesa Diretora conduzisse o processo eleitoral para complemento de mandato dos CCS´s, alertou que como trata-se de complementação de mandato, será utilizado o Regulamento Eleitoral da última eleição com adequações referentes ao cronograma, colocado em votação, aprovado por unanimidade de votos, sendo assim, a Comissão Eleitoral será composta por: Carmen Lilian Moraes Calças, Jesus Gervázio Cândido, Betânia Gomes de Souza e Carina Missaglia Dias;4. Apresentações da Secretaria da Saúde: a) Organograma da Secretaria da Saúde: o conselheiro Luiz Carlos, na condição de Secretário da Saúde, esclareceu que, por solicitação do CMS, a Secretaria da Saúde apresentará o seu Organograma e, a cada reunião, haverá a apresentação de dois Departamentos da Secretaria; segundo o mesmo a Secretaria da Saúde conta com oito Departamentos (Assistência à Saúde, Avaliação, Controle e Regulação, Gerenciamento Interno, Odontologia, Programas e Projetos de Saúde, Saúde Coletiva, Suporte ao Atendimento ao Usuário do Serviço de Saúde e Fundo Municipal de Saúde) e uma Divisão de Suporte Administrativo e Operacional que atua diretamente com o Secretário da Saúde; b) Departamento de Assistência à Saúde; a conselheira Carmen Rita, na condição de Diretora do Departamento de Assistência à Saúde, fez a apresentação da estrutura do seu departamento, de conformidade com a mesma, os profissionais do Departamento estão distribuídos entre: Expediente, Pronto Socorro, Centro de Especialidades, Centro de Procedimentos Ambulatoriais, Diretor de Divisão de Apoio à Saúde da Família, Diretor de Divisão de Apoio às UBS e 13 Unidades Básicas de Saúde, totalizando 203 profissionais, sendo, 32 Enfermeiros, 46 Médicos, 75 Técnicos enfermagem, 14 Auxiliares de Enfermagem, 02 Agentes Comunitários de Saúde, 02 Agentes Administrativos e 30 recepcionistas, de acordo com a apresentação: Procedimentos realizados nas UBS: Consultas médicas básicas (clínica, pediatria, ginecologia e obstetrícia), Procedimentos de enfermagem e Desenvolvimento dos Programas de Saúde; Procedimentos de enfermagem realizados no CAUE: Atendimento de urgência/emergência, Suturas, administração de medicamentos, soroterapia, curativos, notificações, Remoções – 192, etc; Centro de Especialidades: atende basicamente as especialidades médicas e atendimento de enfermagem;Centro de Procedimentos Ambulatoriais (CPA):realização de pequenas cirurgias; Diretoria de Divisão de Apoio às UBSApoio e suporte em todas as UBS; Diretoria de Divisão de Apoio à Saúde da Família: elaboração de projeto piloto  para implantação da Estratégia de Saúde da Família no Bairro Recreio do São Bento; terminada a apresentação, a munícipe Vera Lúcia S. Silveira alertou a Diretora quanto a uma incorreção em seus slides (não consta PSF e Pronto Socorro em Valinhos ; c) Departamento de Avaliação, Controle e Regulação: o conselheiro Paulo Speglich, na condição de Diretor do Departamento de Avaliação, Controle e Regulação, fez a apresentação da estrutura do seu departamento, de conformidade com o mesmo, os profissionais do Departamento estão distribuídos entre:Avaliação e controle (1 médico auditor e 7 administrativos) e Regulação (1 médico regulador, 1 assistente social, 3 administrativos e 1 recepcionista), de acordo com a apresentação: Avaliação e Controle: Processamento e envio dos dados, referente ao faturamento ambulatorial e hospitalar do município; Confecção do relatório de pagamento e envio para gestor do Fundo Municipal para conferência e pagamento; Avaliação e emissão de laudos de internação “AIH”; Avaliação dos prontuários por médico dos pacientes internados no serviço conveniado; Participação nas reuniões da Câmara Técnica do Colegiado Regional de Campinas (DRS VII), Autorização de exames especiais e de alto custo; Instruir processos de ressarcimento ao Fundo Municipal de Saúde de valores apurados nas ações de auditoria; Parceria com o Departamento de Saúde Coletiva no cadastrado e atualização dos profissionais de saúde e estabelecimentos do município (SCNES); Assessoramento aos departamentos fornecendo dados; Orientação do sistema informatizado para atendimento de pacientes; Digitação da produção de todas as unidades de saúde do município de Valinhos, realizada pela equipe específica; Regulação: Recebimento dos encaminhamentos para serviços de alta complexidade (UNICAMP, PUCC, USF, BOLDRINI) e exames de alta complexidade; Gestão das vagas  disponibilizadas pela  Secretaria de Estado da Saúde - DRS VII (UNICAMP;USF E BOLDRINI); Agendamento no sistema SOL  (vagas para ambulatório de especialidades da PUCC); Agendamento dos exames contratados; Participação no projeto do Pró Santa Casa 2, através de reuniões e orientações para acompanhamento das internações e verbas recebidas, no qual está incluída a Santa Casa de Valinhos;terminada a apresentação passou-se às perguntas, o conselheiro Edmilson pediu para disponibilizar as apresentações, a presidente pediu esclarecimentos sobre a demanda reprimida, foi lhe explicado que não há lista de espera para os exames contratados, quanto a espera para PUC e UNICAMP, o Diretor ficou de informar para o CMS, o conselheiro Edmilson perguntou o porquê da Diretora de Suporte ao Atendimento ao Usuário do Serviço de Saúde não estar presente, foi explicado pela 1ª Secretária que, a cada reunião do CMS, haverá a apresentação de dois departamentos da Secretária, sendo assim, está previsto às reuniões a apresentação do departamento em questão,5. Apresentação das demandas de atendimento da APAE: a presidente informou a Plenária que à pedido da conselheira Márcia (representante da APAE) o item em questão será apresentado na próxima reunião ordinária;6. Encaminhamentos sobre a alteração da identidade visual do CMS: tendo em vista as mudanças do CMS, que objetivam a dinâmica e o fortalecimento do mesmo, a presidente propôs a alteração do logo do Conselho, aproveitou para explicar que o atual logo do CMS nunca foi objeto de deliberação da Plenária, a presidente informou que fez o levantamento de logos de alguns Conselhos de Saúde e, aproveitou para apresentá-los à Plenária, logo após, apresentou algumas sugestões de logos elaboradas pelo DIDE, terminada a apresentação, passou-se à discussão, a conselheira Mônica elogiou a iniciativa, explicou que a utilização do estetoscópio “carrega” o logo e o deixa semelhante ao logo do CMS de Vinhedo, o conselheiro Ivo sugeriu que legitimássemos o atual logo, o conselheiro Jesus explicou que devemos optar por algo simples e que chame a atenção, o conselheiro Antonio Cosmo informou que o ser humano deve estar representado no logo, o conselheiro Luiz Carlos explicou que o estetoscópio representa apenas os médicos, gostaria que todos os profissionais pudessem ser representados, destacou a figura do cuidador, o conselheiro Celso esclareceu que a utilização do coração faz uma alusão aos cardiologistas, sente falta da representação do usuário no logo, por fim, o conselheiro Francisco explica que o logo deve ser o mais simples possível, concorda que o usuário deve estar representado no logo, porém não deve-se esquecer que o CMS é composto por: gestores, usuários e trabalhadores (3 figuras),a presidente explicou que a idéia era trazer esse tema à discussão no CMS e, com a contribuição de todos, elaborar o logo do Conselho, pede àqueles que tenham sugestões, encaminhá-las para o CMS;III – Assuntos Gerais: o conselheiro João dos Santos pediu a palavra para apresentar o novo provedor da Santa Casa, o Pr. Anips Spinas, de acordo com o conselheiro o Pr. Hiran encontra-se como vice e o Dr. Celso Límoli, como Diretor Clínico, o Pr. Anips informou que já esteve em outros conselhos e agora enfrenta um novo desafio, dar continuidade aos projetos da Santa Casa sem continuísmo, informou ainda que, prioriza a humanização em tudo o que representa a Santa Casa, a presidente agradeceu a presença, segundo a mesma, espera que seja a primeira de muitas visitas, aproveitou para informar que ao longo da semana recebeu 2 ligações, já atendidas, referentes à Santa Casa: 1ª. poeira em decorrência de reforma: a presidente explicou que esteve na Santa Casa e não constatou irregularidade (sujeira), segundo a mesma, a reforma está sendo realizada na parte externa e há vedação para evitar a entrada de detritos;2ª. dificuldade de transferência de paciente para UTI Neonatal: a munícipe Vera Lúcia S. Silveira pediu a palavra, segundo a mesma, recebeu uma ligação anônima, informando que havia uma gestante de 16 anos internada na Santa Casa, aguardando vaga em UTI Neonatal, a munícipe informou que entrou em contato com a Ouvidoria e explicou o problema enfrentado por Valinhos, segundo a mesma, a Ouvidoria entrou em contato com o médico para buscar maiores esclarecimentos, de conformidade com o médico, estavam preocupados com a mãe, uma vez que, o feto estava com 600 gramas e dificilmente sobreviveria, Vera Lúcia S. Silveira contatou o administrador da Santa Casa, João dos Santos, o mesmo averiguou a situação e constatou a dificuldade da transferência, a munícipe informou que entrou em contato com o promotor, logo após ocorreu a transferência, Vera Lúcia S. Silveira explicou que trouxe este caso para o CMS visando expor o problema enfrentado pelo estado de São Paulo em decorrência da Central de Vagas, explicou que atualmente a Central de Vagas é responsabilidade do Estado, de acordo com a mesma, as centrais de vagas eram regionalizadas, a munícipe informou que entrou em contato com a COSEMS/SP e soube de um movimento  para que a Central de Vagas volte a ser regionalizada, propôs que a elaboração de uma Moção de Apelo para a regionalização da Central de Vagas, a ser encaminhada à Secretaria de Estado da Saúde, o conselheiro Paulo Speglich informou que também estão tratando do assunto em questão na Câmara Técnica do Colegiado Regional de Campinas (DRS VII), a presidente informou a Plenária sobre o Curso à Distância: Informação e Comunicação em Saúde para o Controle Social, verificou a disponibilidade dos conselheiros, não houve interessados, o conselheiro João Batista informou que as solicitações do CCS, assim como da UBS Jurema, não estão sendo atendidas, as mesmas constam nas Atas publicadas e nos memorandos enviados à Secretaria da Saúde, de conformidade com o conselheiro, há falta de diversos materiais, dedetização e manutenção, informou que a Secretaria de Saúde ainda não contatou o CCS da UBS Jurema para conversar à respeito desta situação.Nada mais havendo a tratar, deu-se por encerrada a reunião, da qual eu Janaina Ap. Guerreiro, redigi a presente ata, que após lida e aprovada será lançada em livro próprio e assinada pelo Presidente e Secretária Executiva, de acordo com o Art. 19, do Regimento Interno.

16/03/2012

Convocação e Pauta - 258ª Reunião

Convocação
O Conselho Municipal de Saúde, por meio de sua presidente, CONVOCA todos os conselheiros, titulares e suplentes, em primeira chamada com a presença da maioria absoluta de seus Membros ou em segunda chamada, trinta minutos após, presentes no mínimo um terço de seus Membros (§ 1º do Art. 16/RI), para a 258ª Reunião, Ordinária, Plenária do Conselho, que será realizada no dia 28 de março de 2012 (4ª feira), às 14h00, no Auditório da Casa dos Conselhos, localizado na Rua 31 de Março s/nº - Praça Anny Carolyne Bracalente – Jd. Boa Esperança.
Deverá o conselheiro titular informar com antecedência ao respectivo suplente quando não puder comparecer as reuniões do Conselho (inciso VI do Art. 5º/RI).

Pauta
I - EXPEDIENTE:
  1. Comunicação e justificativas de ausências de conselheiros;
  2. Ciência de correspondências e documentos recebidos.

II - ORDEM DO DIA:
  1. Discussão e votação da Ata 257ª;
  2. Apresentação, debates e votação das Contas do Fundo Municipal de Saúde de janeiro de 2012;
  3. Encaminhamentos sobre as eleições nos CCS´s não compostos;
  4. Apresentações da Secretaria da Saúde:
  5. Organograma da Secretaria da Saúde;
  6. Departamento de Assistência à Saúde;
  7. Departamento de Avaliação, Controle e Regulação.
  8. Apresentação das demandas de atendimento da APAE;
  9. Encaminhamentos sobre a alteração da identidade visual do CMS.
III – ASSUNTOS GERAIS
Valinhos, SP, 14 de março de 2012
Carmen Lilian Moraes Calças
Presidente
Publicada na Casa dos Conselhos, mediante afixação no local de costume, em 14/03/2012
Janaina Aparecida Guerreiro
Secretária Executiva

03/03/2012

RESOLUÇÃO CMS Nº 43/2012

De 29 de fevereiro de 2012


“Aprova as contas do Fundo Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde, na forma como especifica”.

O Conselho Municipal de Saúde – CMS, na 257ª Reunião, Ordinária, realizada no dia 29 de fevereiro de 2012, de conformidade com normas legais e regimentais,

CONSIDERANDO:

• que entre as atribuições do CMS determinadas pela Lei está a fiscalização da movimentação de recursos repassados à Secretaria de Saúde e/ou Fundo de Saúde;
• que a Comissão Fiscal é o órgão do CMS responsável pela apresentação de parecer conclusivo das análises feitas nas contas do Fundo Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde;
• a apresentação do Relatório da Comissão Fiscal na 257ª Reunião Ordinária;
• que foi ressalvado pela Comissão Fiscal e acatado pela Plenária o seguinte item:


     I. apresentação do extrato onde consta o estorno do valor de R$ 76,30 na conta PAB referente compra de materiais utilizadas no CAUE;
   II. apresentação do extrato onde consta o estorno do valor de R$ 814,52 na conta MAC referente pagamento de nota de Mandado de Segurança.

RESOLVE:
Artigo 1º - Aprovar, por unanimidade de votos, as contas do período de agosto a dezembro de 2011 do Fundo Municipal de Saúde.
Artigo 2º - Revogam-se as disposições em contrário.
Artigo 3º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.


Valinhos, SP, 29 de fevereiro de 2012



Carmen Lilian Moraes Calças
Presidente

Homologo a Resolução CMS nº 43, de 29 de fevereiro de 2012, nos termos da Lei nº 2.387 de 25 de junho de 1991.


Luiz Carlos Fustinoni
Secretário da Saúde

Publicada na Casa dos Conselhos,
mediante afixação no local de costume,
em 29 de fevereiro de 2012
Janaina Ap. Guerreiro
Secretaria Executiva CMS



02/03/2012

RESOLUÇÃO CMS Nº 42/2012

RESOLUÇÃO CMS Nº 42/2012

De 29 de fevereiro de 2012


“Aprova o Plano de Ações e Metas de DST/AIDS – PAM 2012, na forma como especifica”.


O Conselho Municipal de Saúde, na 257ª Reunião, Ordinária, realizada no dia vinte e nove de fevereiro de 2012, de conformidade com a legislação vigente e,

CONSIDERANDO:


• O Plano de Ações e Metas de DST/AIDS apresentado pelo CEDIC/CTA – Centro Especializado em Doenças Infecto-Contagiosas/Centro de Testagem e Aconselhamento da Secretaria da Saúde na 257ª. Reunião Ordinária

RESOLVE:


Artigo 1º - Aprovar, por unanimidade, o Plano de Ações e Metas de DST/AIDS – PAM 2012
Artigo 2º - Revogam-se as disposições em contrário.
Artigo 3º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.


Valinhos, SP, 29 de fevereiro de 2012


Carmen Lilian Moraes Calças
Presidente


Homologo a Resolução CMS nº 42, de 29 de fevereiro de 2012, nos termos da Lei 2.387 de 25 de junho de 1991.
Luiz Carlos Fustinoni
Secretário da Saúde




Publicada na Casa dos Conselhos,
mediante afixação no local de costume,
em 29 de fevereiro de 2012
Janaina Ap. Guerreiro
Secretaria Executiva CMS

01/03/2012

Ata 256ª Reunião Ordinária

Ducentésima qüinquagésima sexta (256ª), Reunião Ordinária, do Conselho Municipal de Saúde, realizada aos vinte e cinco de janeiro de dois mil e doze (25/01/2012), no auditório da Casa dos Conselhos, presentes os seguintes conselheiros titulares: Clóvis Marcos de Souza, Edmilson Ap. Martins, Carmen Lilian Moraes Calças, João Batista Alves, Jesus Gervázio Candido, Paulo Henrique Crivellari, Ivo Ap. Morin, Francisco Eri Cruz, Monica Pricoli Scheel, Carina Missaglia Dias, Betânia Gomes de Souza e Paulo Henrique Speglich; conselheiros suplentes: Hélia de Fátima P. Marques, Aparecida de Lourdes Pioroce, Anderson Luiz B. P. Cardoso, Márcia Haguiuda Taparelli, Carmen Rita. O. A. Bandeira Silva e Cristiane Seraphin; justificativas de ausência: Maria Ap. Frezzato de Oliveira, João de Fátima, Luiz Carlos Fustinoni, Sérgio Salles Ferreira e Débora C. R. Azevedo, munícipes presentes: José Pio de Oliveira e Vera Lúcia S. da Silveira. Primeira chamada às 14h00, sem o número regimental de membros, segunda chamada às 14h15min, com número regimental de membros, presentes 13 conselheiros com direito a voto, a presidente agradeceu a presença de todos e antes de iniciar os trabalhos da tarde, aproveitou para esclarecer alguns pontos, de conformidade com a mesma, questões religiosas, profissionais, partidárias e etc, não podem interferir nas decisões do Conselho, ainda de acordo com a mesma, o conselheiro deve ter convicção de que estamos trabalhando com vida, direta ou indiretamente, não estamos em um ringue no qual testamos nossa força, deve haver respeito e educação para que possamos deliberar com inteligência e dinamismo qualquer assunto que diz respeito à vida, acredito que com o número de pessoas capacitadas, inteligentes e dinâmicas que atualmente integra o CMS, a história deste Conselho certamente será modificada”. I – EXPEDIENTE: a presidente sugeriu inversão de pauta, sugestão aprovada pela Plenária; 3. Apresentação e discussão da alteração da dinâmica de reuniões: segundo a presidente, como pode-se notar, a dinâmica das reuniões está mudada, logo na entrada, sobre a mesa do café, visualiza-se o mural de avisos com cópias dos documentos recebidos pelo CMS, caso o conselheiro queira uma cópia de qualquer material exposto, deve solicitá-lo à Secretária Executiva, a presidente aproveitou para apresentar a sineta, que será utilizada para pedir silêncio, e o cronômetro, que será utilizado para estabelecer o tempo de fala de cada conselheiro ou munícipe, a presidente consultou a plenária sobre o tempo a ser limitado, estabeleceu-se o tempo de dois minutos de fala, visando identificar o conselheiro para fins de votação, a presidente sugeriu que os conselheiros utilizassem cartões de votação, os mesmos seriam distribuídos no início de cada reunião, para cada segmento haveria uma cor específica e numeração, a plenária aceitou a sugestão da utilização dos cartões de votação, a Secretária Executiva procedeu a distribuição dos cartões para os conselheiros presentes, o conselheiro João Batista aproveitou para informar que todo conselheiro deve ter o comprometimento de, assim que chegar à reunião, assinar a lista de presença e retirar o seu cartão de votação, assim agilizaria os trabalhos da tarde, 1. Comunicação e justificativas de ausências de conselheiros: a 1ª Secretária comunicou à Plenária as justificativas dos conselheiros ausentes a essa reunião, informou ainda que o conselheiro José Orlando pediu desligamento do CMS e de conformidade com a deliberação da 209ª Reunião Ordinária do CMS, a vaga é da entidade representada no segmento, sendo assim, será encaminhado Ofício à Paróquia São Sebastião solicitando a indicação de um novo representante, caso a Paróquia não tenha ou não queira indicar um representante, o conselheiro Antonio Valdivino Cosmo subirá para titular e em sua vaga subirá a Sra. Luisa Marques Nunes (Lions Clube) 2. Ciência de correspondências e documentos recebidos: a 1ª Secretária informou à Plenária os documentos (ofícios de 01 à 16) expedidos pelo CMS desde a última reunião do Conselho , assim como os documentos recebidos neste período (Ofício 11 e 12/12 – SS, Ofício 01/12- CDQSUS e pedido de desligamento de conselheiro);4. Entrega do histórico das deliberações da gestão 2009/2011 do CMS: a presidente explicou á Plenária que o histórico foi entregue na entrada, caso algum conselheiro não o tenha recebido, deve solicitá-lo à Secretária Executiva, informou ainda que este levantamento foi realizado pela Secretária Executiva a seu pedido, havendo o interesse em algum documento relacionado no mesmo, o conselheiro poderá solicitá-lo; 5. Comunicações e Assuntos Gerais: a presidente explicou o porquê de estar utilizando a camiseta da 14ª Conferência Nacional de Saúde, de conformidade com a mesma, esteve presente na Conferência em questão de 30/11 à 04/12/11, através de uma vaga do Movimento Popular de Saúde de São Paulo conseguida pelos esforços da munícipe Vera Lúcia S. da Silveira, neste evento cerca de 3.600 delegados votaram à EC 29 sair do papel, sendo assim, em 13.01.12 foi sancionada a Lei Complementar nº 141, que Regulamenta o § 3o do art. 198 da Constituição Federal para dispor sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde; estabelece os critérios de rateio dos recursos de transferências para a saúde e as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde nas 3 (três) esferas de governo e revoga dispositivos das Leis nos 8.080 e 8.689, de 27 de julho de 1993II – ORDEM DO DIA: 1. Discussão e votação das Atas 254ª e 255ª: após debates e discussão, a Ata 254ª foi aprovada por unanimidade e a Ata 255ª foi aprovada por unanimidade com as seguintes alterações: (linhas 56,79 e 85) colocar o nome completo da munícipe Vera Lúcia S. da Silveira, (linha 57) acrescentar a palavra “tripartite” após paritariamente, (linha 80) acrescentar “é de agente público voluntário e não servidor público” após a sigla CMS; 2. Planos de Ação da Vigilância Sanitária de 2011 e 2012: Apresentação, debates e votação: a servidora da Secretária da Saúde e também conselheira, Cristiane Seraphin, fez a apresentação do Plano de Ação da Vigilância Sanitária 2011/2012, destacou que o Plano referente ao ano de 2011 deveria ter sido votado no ano passado, porém como o CMS ficou inativo por cerca de um semestre, o mesmo não foi possível, foi comunicado verbalmente ao GVS – Campinas da questão do CMS de Valinhos não estar realizando reuniões,o conselheiro Edmilson pediu esclarecimentos sobre o quadro (número) de servidores da Vigilância Sanitária e se o mesmo era capaz de atender a toda demanda (reclamações), foi lhe respondido que atualmente a Vigilância Sanitária conta com 12 servidores de diferentes qualificações, de conformidade com a conselheira Carina, tal quadro de funcionários são capacitados para atender as ações da Vigilância Sanitária, porém para atender a demanda já foram solicitados ao Sr. Secretário da Saúde profissional para completar a equipe por Comunicação Interna,que depende de reestruturação e criação de novos cargos, atende-se as questões de urgência e planejamento de ações (Plano de Ação de Vigilância Sanitária),novamente o conselheiro Edmilson pediu a palavra para verificar se a Vigilância Sanitária de Valinhos poderia interferir em outra cidade, citou a questão dos últimos Jogos Regionais no qual, segundo o mesmo, parte da delegação de Valinhos apresentou sintomas de intoxicação alimentar, a conselheira Carina lhe explicou que a Vigilância Sanitária de Valinhos, assim como as demais, não pode interferir em outra cidade, o que pode-se fazer é acionar a Vigilância Sanitária do município em questão, a munícipe Vera Lúcia S. da Silveira perguntou à servidora Cristiane se os agentes sanitários estão lotados na Secretaria da Saúde ou na Vigilância, foi lhe respondido que são lotados no Departamento de Saúde Coletiva,a munícipe pede esclarecimentos sobre o que diferencia os agentes sanitários dos agentes comunitários de saúde,foi lhe respondido que as atribuições são diferentes, houve uma breve explicação de tais atribuições,a munícipe Vera Lúcia S. da Silveira pergunta se os agentes sanitários podem exercem outras funções além das previstas pelo cargo, o conselheiro Paulo Speglich esclareceu que nos novos editais de contratação consta dentre as atribuições do cargo o item “e  que o Secretaria da Saúde determinar”,a munícipe Vera Lúcia S. da Silveira elogiou o trabalho da equipe da Vigilância Sanitária, informou que utiliza o sistema 156 da PMV e de conformidade com a mesma “o único departamento que vejo resposta e acompanho todo o processo é a Vigilância Sanitária”, o conselheiro Edmilson também parabenizou o trabalho da VISA, passou-se à votação, Planos de Ação da Vigilância Sanitária de 2011 e 2012 foram aprovados por unanimidade de votos 3. Contas do Fundo Municipal de Saúde do período de maio a agosto de 2011: Apresentação, debates e votação: o conselheiro Francisco, membro da Comissão Fiscal, informou à Plenária que na primeira reunião da Comissão deliberou-se que o coordenador e relator da mesma seriam respectivamente os conselheiros Clóvis e João Batista, o relator, João Batista, explicou que a Comissão Fiscal analisou as contas do período de abril a julho de 2011, a 1ª Secretária alertou a Comissão Fiscal que as contas do mês de abril já foram aprovadas pela última gestão do CMS, por isso que constou como item de pauta apenas a apresentação e votação das contas do período de maio a agosto de 2011, o relator informou que houve um equívoco e passou-se à apresentação do Relatório de resposta sobre as notas de liquidação “Doc. 4181 com data de pagto. em 17/05/11, referente a Empresa Ativa Comercial Hospitalar ltda – A CF questionou o porquê da emissão de dois cheques para esta empresa – Resp: O primeiro cheque foi emitido no dia 15/06/11 no valor de R$ 364,90 como o boleto no valor de R$ 277,50 estava vencido, o banco não compensou o cheque para o pagto. do outro boleto no valor de R$ 87,40 e depositou os R$ 277,50 na conta da MAC novamente, então legalizaram o boleto deste valor com um outro cheque do mesmo valor”;PARECER DA COMISSÃO FISCAL: favorável à aprovação das contas do Fundo Municipal de Saúde do período de maio à julho de 2011 com a seguinte ressalva: apresentação do extrato onde consta o estorno do valor de R$ 277, 50 na conta MAC referente pagamento em duplicidade, a munícipe Vera Lúcia S. da Silveira perguntou à Comissão Fiscal se havia analisado a conta da UPA, o conselheiro Paulo, membro da Comissão Fiscal, informou que a verba está na conta, porém não houve movimentação no período analisado, a 1ª Secretária lembrou a Plenária que o lançamento da Pedra Fundamental da UPA ocorreu no mês de julho, o que explica a não movimentação no período em questão, a munícipe Vera Lúcia S. da Silveira pediu a palavra para fazer alguns esclarecimentos, segundo a mesma, optou por não fazer parte desta gestão do CMS, pois atingiu todos os seus objetivos, ou seja, CNPJ próprio e servidor lotado na Secretaria da Saúde coordenando as contas do FMS, alertou ainda que, Saúde Ocupacional não é SUS, sendo assim, deve-se cobrar o estorno dos recursos do SUS utilizados enquanto o departamento em questão encontrava-se na Secretaria da Saúde, o servidor Laumar orientou que deve-se protocolar um pedido para criação de processo para fins de devolução da verba, passou-se à votação, as contas do Fundo Municipal de Saúde do período de maio à julho de 2011 foram aprovadas por unanimidade de votos com a ressalva proposta pela Comissão Fiscal, 4. Composição de Comissões: a)Comissão de Relacionamento Interpessoal: ocorreu uma breve explicação sobre as atribuições da referida comissão, apresentaram-se como candidatos: Cíntia (gestor), Ivo (trabalhador), Paulo (usuário) e Edmilson (usuário); os quais foram aprovados por unanimidade;b) Comissão de Educação Permanente: ocorreu uma breve explicação sobre as atribuições da referida comissão, apresentaram-se como candidatos: Cristiane (gestor),Anderson (trabalhador), João Batista (usuário) e Edmilson (usuário); os quais foram aprovados por unanimidade; a munícipe Vera Lúcia S. da Silveira pediu a palavra para convidar os presentes, enquanto Diretora Social da Escola de Samba Acadêmicos do Moinho Velho, para participarem dos ensaios, assim como do desfile da referida Escola.Nada mais havendo a tratar, deu-se por encerrada a reunião, da qual eu Janaina Ap. Guerreiro, redigi a presente ata, que após lida e aprovada será lançada em livro próprio e assinada pelo Presidente e Secretária Executiva, de acordo com o Art. 19, do Regimento Interno.